Entre o perfeito e o possível: é preciso negociar regras de pertença e cidadania para se desinstitucionalizar a doença mental
Joana Zózimo, investigadora do Societies and Environmental Sustainability Research Group do Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet e do Laboratório Associado Terra, publicou um artigo de opinião intitulado "Entre o perfeito e o possível: é preciso negociar regras de pertença e cidadania para se desinstitucionalizar a doença mental" na última edição da Plataforma Barómetro Social.
A investigadora sublinha que "...os dados oficiais [cuidado da doença mental] são praticamente inexistentes e há pouco investimento científico nos pequenos mundos do cuidado. Um maior conhecimento destes permitiria aprender do particular para uma visão mais global de como lidar com doenças mentais, demonstrar que a existência destas pessoas não se resume à doença – mesmo num contexto hospitalar -, e como se processam os gestos e hábitos que cuidam."
Ler o artigo completo na Plataforma Barómetro Social.
Zózimo, J. R. (2023, agosto 8). Entre o perfeito e o possível: É preciso negociar regras de pertença e cidadania para se desinstitucionalizar a doença mental. Plataforma Barómetro Social. https://www.barometro.com.pt/2023/08/08/entre-o-perfeito-e-o-possivel-e-preciso-negociar-regras-de-pertenca-e-cidadania-para-se-desinstitucionalizar-a-doenca-mental/
![](https://8fceb40b3b.cbaul-cdnwnd.com/98d6c6d81d1e9c35ef7673e20c6bc550/200000350-8b6a58b6a8/Bar%C3%B3metro%20Social.jpeg?ph=8fceb40b3b)